Bacalhau II


Bacalhau de páscoa com purê de batatas ao leite de coco
Assim como na tradição de comemorar o Natal com peru, a Sexta-feira Santa é celebrada com diferentes pratos com peixe e outros frutos do mar. Entre eles, o Bacalhau tornou-se o predileto da mesa brasileira nesta época do ano.

Onde começou a tradição do Bacalhau
Os grandes pioneiros no consumo do bacalhau foram os víquingues que, ao descobrirem o peixe, passaram a secá-lo ao ar livre (na época o sal não existia) até ele endurecer – perdendo cerca da quinta parte de seu peso – para poder consumi-lo aos pedaços em suas longas viagens marítimas.

Antes da industrialização do bacalhau, os bascos – cujo território atualmente está espalhado em províncias da Espanha e da França – já comercializavam o bacalhau. Como já conheciam o sal, eles começaram a salgar o pescado para aumentar sua durabilidade. O bacalhau passou a ser comercializado curado e salgado por volta do ano 1000. Os bascos expandiram o mercado do bacalhau, tornado-o um negócio internacional porque o sal não deixava que o peixe estragasse com facilidade. Quanto mais durável o produto, mais fácil era sua comercialização. Como a geladeira só foi inventada no século XX, os alimentos que estragavam rapidamente tinham comércio limitado.

Tradição Brasileira
O hábito brasileiro de saborear bacalhau é herança da colonização portuguesa, que começou a se disseminar a partir do descobrimento do Brasil. Mas somente com a chegada da corte portuguesa e dos comerciantes lusos no país, no início do século XIX, o consumo do pescado foi impulsionado e difundido entre a população. Cerca de 95% do bacalhau consumido no Brasil tem sua origem na Noruega.


Propriedades Nutricionais
O Bacalhau é um peixe de baixas calorias, além de ser uma fonte de proteínas, ômega 3 e cálcio.


0 Comentários