Anis-estrelado


O Anis-estrelado
Nativo da Ásia Oriental, o anis-estrelado foi levado para a Europa no século 19, por Lorde Cavendish, quando era usado na água de cozimento de frutos do mar, como forma de evitar o envenenamento por esses alimentos.
O anis-estrelado, também conhecido pelos nomes de badiana, badiana-de-cheiro, é um fruto em forma de estrela, de uma pequena árvore perene.
O aroma e o sabor das sementes do anis-estrelado são semelhantes aos das sementes de erva-doce, embora mais fortes. Seu óleo essencial é o mesmo da erva-doce.

Esta especiaria quando adicionada com parcimônia, na medida correta, deixa o prato muito agradável. É um dos ingredientes do tempero chinês conhecido como "cinco especiarias", mistura que leva anis-estrelado, canela, cravo, funcho e pimenta, que serve como tempero ou em marinadas.
Encontrado inteiro ou em pó, é usado para aromatizar peixes, mariscos e frutos do mar, carne de porco, pato ou galinha, pães e biscoitos, compotas, geléias, doces em geral, vegetais variados, licores e chás. É comercializado em pequenas embalagens fechadas ou a granel, pode ser usado inteiro ou quebrado, porém em pequenas quantidades. Também para decorar pratos, uma vez que além de bonito ele proporciona um perfume levemente adocicado.

Benefícios para a saúde:Tem propriedades anti-séptica, expectorante, estimulante e digestiva.

Como guardar: Para conservar o sabor e o aroma do anis-estrelado, guarde-o em recipientes hermeticamente fechados ou em sacos plásticos, próprios para alimentos.


Illicium verum


Frutos do anis estrelado

Illicium verum

Illicium verum popularmente como anis estrelado,anis da China, anis da Sibéria, badiana ou funcho da China é uma planta originária da China e do Vietnã. É considerado uma especiaria de uso medicinal e culinário. Possui um aroma idêntico ao do anis pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.
Há outra espécie próxima, originada do Japão, denominada de anis-estrelado japonês (Illicium anisatum, também conhecido como Illicium religiosum, Illicium japonicum), shikimmi ou skimmi. Está espécie é reconhecida cientificamente como altamente venenosa e é, por isso, imprópria para o consumo humano,

Características
É uma planta de 6 a 8 metros de altura, cultivada no sul da China, no Vietnã, Japão, Filipinas e ilhas do mar do Caribe, os frutos constituem em rosetas que depois de colhidas e maduras são desidratas ou submetidas à destilação para a extração de seu óleo volátil.
A flores são desde brancas até vermelhas, solitárias, os frutos têm o formato de estrela de cinco pontas, consistindo em 8 carpelos arranjados em torno de um centro, cada carpelo é rígido com o formato de barca contendo cada um uma semente marrom, ovoide e brilhante. Os carpelos são mais aromáticos do que as sementes.


Uso medicinal

Possui propriedades digestivas tendo sido usado contra intoxicações por frutos do mar. É conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a estrela-de-anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas, como a sambuca. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).


Uso culinário

É aromatizante usado em pães, bolos, peixes e frutos de mar, deve ser usado com cautela pois pode ser tóxico. Ingrediente essencial ao "pó de cinco especiarias", o anis-estrelado é usado na culinária chinesa em sopas, caldos, marinadas para carne de porco, pato e frango. Na cozinha vietnamita é cozido em caldos e no pho (sopa de macarrão e carne). Na Índia, o anis-estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato.

É uma dos ingredientes do Chartreuse.

Chartreuse é um licor francês muito conhecido e cuja fabricação é um segredo não divulgado pelos monges da Grande Chartreuse, convento localizado nos arredores da cidade de Grenoble, na França. Diz-se que na sua composição entram inúmeras ervas, dentre as quais erva-cidreira, isopo, macis, canela e açafrão.

3 Comentários

  1. Dona Sinhá
    Mudou a sua página inicial.Está muito interessante!
    Como vai de saúde?
    Espero que esteja bem.
    O aniz estrelado,eu já conhecia,por causa da minha Vóvó que gostava imenso de culinária.
    Tenha uma óptima 5ª feira.
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de passar por aqi e poder sair com um pouquinho mais de conhecimentos culinários...
    Abraços

    ResponderExcluir