Arroz

   



Assim como os outros cereais, o arroz fornece energia para as atividades diárias. Esta é uma maneira saborosa de consumir um alimento que é muito freqüente nos lares brasileiros.

Podemos afirmar que o arroz é o alimento mais importante do mundo, é cultivado em mais de 100 países e consumido regularmente por mais de dois terços da população mundial sendo a principal fonte de proteína dessas pessoas em todo o mundo. A origem exata do cultivo do arroz ainda é controversa, a mais aceita nos remete a China antiga embora os primeiros registros da planta na forma selvagem tenham sido na Índia. Pesquisas científicas feitas em tigelas contendo arroz encontrado em escavações, entre outras evidências, mostram que a região de Hunan, na China já cultivava arroz a 8000 anos antes de Cristo. O registro mais antigo conhecido provém de aproximadamente 2700 a.C. quando o imperador chinês Sheng Nung realizava uma cerimônia em que se semeavam cinco cereais, ente eles estava o arroz.
Com a expansão chinesa por volta de 300 a.C. o Egito e a Síria conheceram o cereal. Nessa época os Gregos e Romanos já conheciam o arroz e pela dificuldade de aquisição era considerado como rara iguaria onde só os mais ricos poderiam consumir. Os primeiros arrozais europeus foram na Espanha no séc. VII, trazidos por árabes que se estabeleceram na Península Ibérica (Al-Andalus), mas somente no séc. XV é que os arrozais começaram a ser produzidos na Itália.
O arroz já exista no Brasil, antes que os portugueses o trouxessem no período colonial, eram espécies selvagens encontradas em regiões alagadas próximas ao litoral e região amazônica que os Índios Tupis já consumiam e chamavam de abatiuapé (milho d’água), mas o plantio só começou após a chegada dos portugueses com o descobrimento. O cultivo organizado de arroz no Brasil começa em meados do séc XVIII na região nordeste, principalmente Bahia. Atualmente o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz, produzindo até 50% de todo arroz brasileiro.
Uma crença oriental conta que o arroz representa a fertilidade, por isso nos casamentos é comum jogar arroz sobre os noivos.




2 Comentários

  1. Quando copiar um artigo de outro site, indique a fonte.
    http://www.companheirosdoverde.com.br/cdv/index.php?option=com_content&view=article&id=74:a-historia-do-tomate&catid=42:gastronomia&Itemid=60

    ResponderExcluir
  2. http://www.companheirosdoverde.com.br/cdv/index.php?option=com_content&view=article&id=85:a-historia-do-arroz&catid=42:gastronomia&Itemid=60

    ResponderExcluir