Misque, Miski, Misk, Mastic, ou Mástique


O misque é uma resina vegetal de cor clara originária da árvore de nome "Pistacia Lentiscus", encontradas na Ilha de Quio,na Grécia.
Com o perfume e sabor exótico, o Misque é muito utilizado no preparo de doces da culinária árabe e grega, como o manjar-branco e muhallabia. Ou o pão doce grego Tsoureki, servido na Páscoa. Este produto pode-se ser encontrado na lojas árabesou gregas

Fonte: Darci Colombo - Cybercook

19 Comentários

  1. Comi canjica cozida com pedrinhas de Misk, em casa de amigos gregos: uma delícia

    ResponderExcluir
  2. O nome disso em bom português é ALMÍSCAR. Parece que se perdeu no tempo por ser um ingrediente raro e mais exótico na cozinha brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem nada a ver com almiscar dê uma pesquisada

      Excluir
    2. Olha misk, almíscar ou outra coisa só achei em SP, vendido por miligramas a preço de ouro. Mas detalhe ; Estou até hj correndo atrás de uma receita de sorvete que comi num restaurante árabe super caro, resultado, gastei a toa 🤔😙

      Excluir
  3. Tomei um sorvete inesquecível, que em toda a minha vida não conseguirei descrever,num restaurante fino árabe em Campinas,nossa tudo de bom,nem sei onde encontrar,pois como tudo que é árabe é caríssimo e difícil de encontrar!! Esse sorvete é digno de ser servido a um Rei!!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.tioaliemporioarabe.com.br/miski-tempero-para-doce.html

      Excluir
  4. Imaginei que Almíscar fosse extraído da glândula de um cervo e/ou de alguns outros animais.

    ResponderExcluir
  5. A sorveteria Alaska em São Paulo no Paraíso vende um sorvete de miski delicioso.
    O café Suplicy do Shopping Market Place vendia "soda" (água de sifão altamente gasosa) adicionada ao xarope de miski (recomendo), igualmente delicioso, na hora reconheci o sabor!
    Descobri meio ao acaso o miski lendo o livro Three books on life do Marsilio Ficino (filósofo neoplatônico renascentista) e reparei que no dia-a-dia dele ele se referia ao uso de mastic gum, que depois de pesquisar descobri que era resina de mástique, também conhecido por miski. No caso o filósofo usava porque auxiliava a digestão e fazia higiene oral. Não sei se o mástique é originalmente doce ou é adicionado açúcar, caso contrário não ajudaria na higiene oral.
    A resina de mástique também é usada como incenso na Grécia para fins religiosos.
    A árvore de onde se tira o mástique se chama lentisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo sua descrição, imagino que era miski que minha avó síria nos dava quando crianças e que mascávamos como chicletes. Agradeço.

      Excluir
    2. MasticGun não é a goma da aroeira?

      Excluir
  6. O melhor sorvete da vida! De miski do Almanara! Caríssimo, só dá pra ir com um boy bem rico e gostoso kkk

    ResponderExcluir
  7. Mariryssa , no Al Kaseen Gelato, em Moema Av.nhanbiquaras, tem um com cobertura de pistaches, que é muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Não é resina de aroeira, resina de aroeira vermelha é almécega que é um tipo de incenso xamânico não comestível, extremamente duro e inflamável quando se acende com um isqueiro. Almécega é uma pedra branca resultante de cortes que cicatrizam na árvore com a resina e provavelmente é tóxico se ingerido.
    Almécega tem muita árvore no cerrado brasileiro já lentisco a árvore do Miski dá numa ilha grega e mais em pouquíssimos lugares do mundo. Dá pra comprar um quilo de almécega a R$400 já Miski é uma especiaria bem mais rara e cara e vem em pequenas quantidades. Nos anos 70 tinha um sorvete da Gelato que no fim do cone de vinha uma bolinha de miski. Não lembro o nome do sorvete só sei que não era Cornetto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mastic gum, goma de mástique, não mastic gun, mastic gun seria absurdo tipo revólver de mástique.
      E um quilo de almécega dura anos e anos. Um quilo de miski só donos de poços de petróleo poderiam comprar. Nem restaurante chique na própria Grécia compraria um quilo de miski de uma vez só. Marsilio Ficino tinha o hábito de mascar miski porque o comércio de especiarias tanto do Oriente ou não era intenso em Gênova e Veneza à época da Renascença. E a Grécia era muito mais próxima da Itália do que o Oriente Próximo e o Extremo Oriente. Florença onde Ficino vivia ficava no Norte da Itália assim como Gênova e Veneza.

      Excluir
  9. Almíscar também não é miski, almíscar é uma glândula tanto do veado-almiscareiro, como do boi-almiscarado quanto de outros animais não é comestível.
    É proibido usar almíscar em perfumes hoje em dia porque quando se tira esta glândula destes animais eles morrem ele usam esta glândula para marcar território para outros animais da espécie dele.
    Se usa ambroxol em perfumes que é sintético que corresponde quando se analisou o almíscar é a principal substância que havia de aroma no almíscar.
    Almíscar eu vi numa foto na web a glândula dentro tem algo que parece uma terra bem negra. O cheiro da glândula in natura foi descrito como amoníaco ou uréia não lembro qual dos dois.
    A indústria de perfumes pegava 3 micro grãozinhos disso e preparava o perfume.
    Miski é uma pedrinha que pode ser tornada mais macia provavelmente em contato com água, ou outras substâncias líquidas como leite no caso do mahlabie ou do sorvete.
    A julgar pelo cheiro atribuído ao almíscar o sabor deve ser horrível algo como urina.
    A glândula fica na barriga do animal.

    ResponderExcluir
  10. Gente, chega de conflitos. Há duas versões para ALMÍSCAR . Uma é a resina arbórea usada na doçaria do Oriente Médio conhecida como MISK; a outra é o produto extraído de glândula do animal conhecido como VEADO, usado na fabricação de perfumes. Ponto final !😃

    ResponderExcluir
  11. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3110138813-miski-tempero-para-doce-1g-_JM

    ResponderExcluir