Brûlée (Creme Brûlée)



Brûlée é uma palavra francesa que significa queimado. A superfície caramelizada torna-se quebradiça, criando um contraste com o creme frio.


Crème brûlée (francês para "creme queimado") é uma sobremesa feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico, deitando fogo a uma bebida alcoólica que se deita sobre o creme, ou com um ferrer próprio.
É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores, ou outros saborizantes.
Muitas vezes confundido com o leite-creme (sobremesa portuguesa), as diferenças são poucas mas existem, sendo a fundamental a forma de preparação: o leite-creme é feito ao lume, enquanto o creme brûlée é feito no forno, em banho-maria. Os ingredientes também não são bem os mesmos, uma vez que o leite-creme é composto por e contém leite, farinha, açúcar e gemas de ovos.

História
Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era então à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada.
Na Grã-Bretanha, existe uma referência, de 1879, ao Trinity Cream ou Cambridge burnt cream. No Trinity College, Cambridge, o símbolo da universidade era marcado, com um ferrer quente, sobre o açucar da cobertura.
Na Catalunha, a sobremesa é chamada de crema catalana, contendo limão ou laranja e canela, e foi documentada pela primeira vez no Llibre de Sent Soví, um receituário catalão medieval, em 1324.

0 Comentários