Tcholnt shalem



O Tcholnt é um prato típico Judaico para aumentar o deleite do dia de descanso bíblico do sábado, o Shabat. É simplesmente TÁYIM - uma delícia. Nada tem a ver com a feijoada brasileira, porém, não se pode deixar de desconfiar que os brasileiros tenham aprendido a comer feijoada aos sábados com os Judeus. O Tcholnt costuma ser cozido em fogo brando (por volta de 100º C ) sendo que, a melhor maneira de assegurar-se de que não queimará é colocando uma placa de amianto ou metal - uma "blech" como se diz em yídish - entre a panela e a chama.
O horário de se iniciar o cozimento é após as 16:00 hs da Sexta-feira para consumo no almoço de sábado. Isto significa que a panela ficará no fogo todo o tempo - cerca de 18 horas. O Tcholnt não pode ser mexido, nem tampouco pode a panela ser sacudida. Os Judeus mais rigorosos sequer levantam a tampa do caldeirão. Caso haja alguma suspeita de que o líquido se consumiu e que o tcholnt irá queimar, pode-se adicionar água à temperatura próxima do ponto de fervura .
Detalhes sobre a panela:
Deve ser pesada, de alumínio ou ferro fundido com tampa. Caso seja difícil, qualquer recipiente de tamanho suficiente servirá.
Quantidades:
Não há quantidade fixa para nenhum dos ingredientes. Dependerá do número de pessoas que se planeja à mesa. Calcule um mínimo de dois pratos cheios para cada um, no mínimo.

0 Comentários