Damasco (Abricó)


O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920. Hoje em dia, existem diversas espécies híbridas do damasco, consumidas em vários países do mundo.

A fruta, também chamada de abricó, é pequena e possui um formato arredondado. Muito parecida com o pêssego, a mesma possui uma casca amarelada que pode variar entre o vermelho e o laranja. A diferença é que seu sabor é mais ácido e sua polpa, menos suculenta. O damasco é rico em vitaminas A e B, além ser uma boa fonte de sais minerais, principalmente de ferro e potássio. A fruta também possui uma grande quantidade de fibras.

O damasco pode ser consumido in natura, embora seja muito difícil encontrar a fruta no Brasil, além de ser empregado na fabricação de doces, geléias, cremes, sorvetes, etc. Os maiores produtores mundiais da fruta são: Turquia, Irã, Itália, Paquistão, França, Espanha e Argélia.
O damasco também é conhecido como abricó. Quando fresco, tem formato arredondado, cor amarelada, e uma leve penugem na casca, semelhante ao pêssego.

0 Comentários