Queijos claros





Prefira queijos claros, como o queijo de minas, a ricota e o cotttage, pois os queijos amarelos contêm maior quantidade de gordura. Também dê preferência aos pães integrais, que acrescentam fibras ao seu lanche.

Na hora de escolher o queijo que vai compor seu lanchinho da manhã ou da tarde, prefira os brancos. Eles geralmente têm menos calorias, porque contêm menos teor de gordura do que os queijos amarelos. Mas não pense que esse fator faz o queijo branco ser pobre em nutrientes, viu? Muito pelo contrário.

"Os tipos brancos reúnem proteínas (importante na formação dos músculos), vitamina A (antioxidante), vitamina D (aumenta a imunidade), vitamina B (mantém a saúde dos olhos, pele e cabelo) e minerais como cálcio e fósforo (para ossos e dentes fortes)", enumera Dra. Djanine Tonial, nutricionista do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC).

Dentre os queijos brancos, a ricota e o cottage são os mais leves, por serem fabricados com leite desnatado. Já o queijo minas leva leite integral na receita, o que o torna mais calórico, assim como o queijo de búfala.

Estudos mostram que o consumo diário do queijo branco auxilia no controle da hipertensão e do diabetes, pois além de fornecerem cálcio são quase isentos de gordura. "Essa combinação regula a pressão arterial e a absorção de glicose, além de ser uma ótima opção de fonte protéica magra para pessoas que precisam fazer controle de peso", explica a nutricionista.

Você também pode encontrar no mercado queijo cottage e minas enriquecidos com probiótico e microorganismos vivos que equilibram as bactérias do intestino e protegem a flora.

De maneira geral os queijos brancos são ótimas fontes de proteína para o café da manhã, lanche da tarde ou intermediários. Os mais indicados para consumo rotineiro são o cottage e a ricota, pelo fato de conter menos gordura, calorias e sódio.

"Evite o consumo de cálcio junto a grandes refeições, como almoço e jantar, para não atrapalhar a absorção de ferro proveniente das carnes e folhosos verde escuros. A famosa combinação de queijo e carne (bife à parmegiana, por exemplo) não é interessante", alerta Dr. Djanine.

É importante ressaltar que o consumo diário de queijo branco deve ser evitado por pessoas que sofrem de problemas renais, pois estas precisam controlar o consumo diário de proteínas. E mesmo que o queijo tenha baixas calorias, não abuse: o exagero também pode contribuir para o ganho de peso.

Confira as calorias de alguns queijos brancos:

Cottage: 2 colheres de sopa - 30 calorias

Mussarela de búfala: 1 nó - 65 calorias

Ricota: 1 fatia - 50 calorias

Queijo minas: 1 fatia - 65 calorias




Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br


0 Comentários