Espinafre

Um autor árabe definiu o espinafre como o príncipe dos vegetais no século 12. Na realidade, há indícios de que esse vegetal tenha surgido na antiga Pérsia (hoje Irã), chegado à China no século 7 como um presente do rei do Nepal e alcançado a Europa no século 11, quando os mouros levaram-no para a Espanha.



Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.

No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.

Valor nutricional


Cada 100 gramas de espinafre (Spinacia oleracea) contém:
Calorias – 20kcal
Proteínas – 2,3g
Gorduras – 0,3g
Vitamina A – 7400 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) – 105 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) – 305 mcg
Vitamina B3 (Niacina) – 0,5 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) – 15 mg
Potássio – 770 mg
Cálcio – 80 mg
Fósforo – 40 mg
Enxofre – 40 mg
Sódio – 25 mg
Magnésio – 7 mg
Cloro – 6 mg
Silício – 4 mg
Ferro – 3 mg

Os Espinafres na cultura popular e controvérsias


O Marinheiro Popeye, figura clássica da banda desenhada (história em quadrinhos, no Brasil), faz frequente recurso dos espinafres, ficando mais forte fisicamente após o seu consumo. Isto seria explicado, em parte, pelo popularmente referido grande conteúdo em ferro dos espinafres, que em verdade não é muito diferente de outros vegetais.

O vegetal tem ainda um alto índice de ácido oxálico, que inibe a absorção e um bom aproveitamento desse mineral pelo organismo. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Também é possível que o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere. O ácido oxálico se degrada em altas temperaturas.

0 Comentários