Murghi Tikka


A palavra tikka significa "pequena noz". Na receita Murghi Tikka refere-se a "pequenas nozes" de frango enfiadas num espeto e cozidas rapidamente no calor intenso de um grill bem quente. É um prato mais aromático que apimentado.

Frango tikka (Hindi: मुर्ग़ टिक्का; [ˌmʊrɣ ʈɪkkaː]) é uma galinha originários prato no Sul da Ásia, onde permanece popular na Índia e Paquistão. É tradicionalmente pequenos pedaços de desossadas frango cozido usando espetos em um forno de barro chamados a tandoor após marinada em especiarias e iogurte -essencialmente uma versão desossada de frango tandoori. A palavra tikka significa "bits" ou "pedaços". É também um prato de frango servido em Punjabi culinária. A versão Punjabi do prato, no entanto, é grelhado sobre brasas ardentes, e nem sempre contêm peças desossadas. As peças são escovados com ghee (manteiga clarificada) em intervalos de aumentar o seu sabor, enquanto está a ser ventilado continuamente. Ele é normalmente comido com verde coentro e tamarindo chutney servido com anéis de cebola e limão, ou usado na preparação de uma galinha tikkamasala.

Uma galinha tikka sizzler é um prato onde frango tikka é servido em uma placa aquecida com cebolas. O prato também é popular no Afeganistão, embora a variante Afeganistão (como muitos outros persas e árabes pratos) é menos picante em comparação com as variantes do sul da Ásia e usa carne de cordeiro, além de frango.

2 Comentários

  1. Olá Graça

    Desculpe mas por mais que eu pesquise não consigo chegar a origem exata. O mais próximo que cheguei é que é uma expressão indú:
    murg ou murghi pedaço (ou noz)
    tikka pequeno
    isto na Índia (pelo menos foi o que consegui), mas se é verdade não sei.

    ResponderExcluir